terça-feira, 6 de janeiro de 2009

PTOLOMEU DE COMAGENE (163-130 a.C.)

Ptolomeu (grego: Πτολεμαίος. Ptolemaios) foi homem de descendência armênia aparentado com a dinastia dos Orôntidas, a casa real da Armênia, bem como com Rei Arsames I de Sofene.
Ptolomeu foi o último sátrapa (governador) de Comagene, uma província do Império Selêucida sob os reis gregos da Síria Antíoco III, Selêuco IV Filopátor, Antíoco IV Epífanes e Antíoco V Eupátor.
Ptolomeu serviu como sátrapa de Comagene após a morte de Xerxes da Armênia. Quando dois reis disputavam o trono da Síria, Antíoco V Eupátor e Demétrio I Sóter,o Império Selêucida começou a desintegrar-se em 163 a.C. Então Ptolomeu decidiu revoltar-se e fazer Comagene uma monarquia independente. Ptolomeu também declarou Samosata, que foi a capital de Comagene sob os Selêucidas com o nome de Antioquia de Comagene, como a capital do novo reino. Ptolomeu foi de fato aparentado com o Rei Mitridates I da Pártia e baseados nos fragmentos encontrados no Monte Nemrut, os arqueólogos descobriram que Ptolomeu foi um alegado descendente do rei persa Dario I da Pérsia. Ptolomeu morreu em 130 a.C. e sua esposa é desconhecida. Seu filho e sucessor foi Sames II Theosebes Dikaios.

Alvorecer no Monte Nemrut na Turquia na região da antiga Comagene.

FONTE: Wikipédia. Versões em inglês e italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário