domingo, 11 de janeiro de 2009

MITRIDATES II ANTÍOCO (38-20 a.C.)

Mitridates II de Comagene, cujo nome monárquico era Mithridates Antiochos Epiphanes Philorhomaios Philhellen Monocritis (ΜιΘριδάτης Αντίοχος Επιφανής Φιλορωμαίος Φιλέλλην' Μονοκρίτης), ascendeu ao trono de Comagene quando da morte de seu pai, o rei Antíoco I Theos de Comagene em 38 a.C. Segundo uma inscrição de um altar funerário encontrado na aldeia turca de Sofraz, pertinente a uma rica e importante família local, o qual data de meados do 1º século, a esposa de Mitridates foi uma mulher grega chamada Laodice. O altar menciona membros de família que estende-se por mais de 7 gerações e inclui os nomes de Mitridates, do seu pai e sua esposa Laodice.
Sua irmã Laodice, esposa do rei parto Orodes II, foi assassinada com esposo e filhos (exceto Pácoro I que havia morrido antes) pelo novo rei, Fraates IV. Mitridates conseguiu reaver o corpo dela. No santuário-mausoléu de Karakuş, erguido por ele , consta uma referência a ela: "O grande Rei Mitridates, o filho do grande rei Antíoco e da Rainha Isias, dedicou esta imagem à memória imperecível da rainha Laodice, a irmã do rei e a esposa de Orodes, o rei de reis, e à sua própria honra". Esta inscrição dedicada a Laodice sugere um cenotáfio onde Mitridates II está dizendo adeus a sua irmã. A câmara de Laodice foi localizada dentro do túmulo. Abaixo Karakuş túmulo-santuário das damas reais de Comagene.

Segundo o historiador romano Plutarco (46-120 d.C.), Mitridates, como seu pai, foi aliado do triúnviro romano Marco Antônio. Quando da batalha de Áccio, Grécia, em 31 a.C., ele pessoalmente conduziu suas forças em apoio a Antônio na guerra contra Otaviano (futuro imperador Augusto). Depois da morte de Antônio (30 a.C.) e de César Augusto se tornar o único senhor de Roma, Mitridates foi confirmado no seu trono e tornou-se um aliado leal e subserviente do Imperador. Mas isso abriu uma nova fase de intervenção romana em Comagene. Augusto forçou Mitridates a ceder uma aldeia chamada Zeugma (Selêucia sobre o Eufrates) para a província romana da Síria. A aldeia era estrategicamente importante para a travessia do Eufrates. Para evitar ter qualquer conflito com Augusto, Mitridates retirou o seu título Philhellen (amigo dos gregos) da sua titularia real mantendo como seu pai o título Philorhomaios (amigo dos romanos). O título Monocritis (único juiz) tinha uma função judicial dentro da administração real e um sinal de sua alta posição social.
Mitridates teve um irmão chamado Antíoco II de Comagene, possível pai da princesa Aka II. Em 29 a.C. Antíoco II foi intimado pelo imperador Augusto a apresentar-se em Roma por Antíoco ser o responsável pelo assassinato de um embaixador que Mitridates tinha enviado a Roma. Augusto mandou executá-lo.
Assim como seu pai, Mitridates II promoveu o culto em torno de sua família, embora as evidências epigráficas indiquem uma diminuição desse culto, talvez pela interferência romana. Erigiu na região do monte Nemrut os chamados Túmulos de Karakuş ("pássaro negro" em turco; imagem abaixo) localizados a 12 km de Kahta.

Foi um mausoléu-santuário (hierothesion) de sua mãe Isias, suas irmãs Laodice e Antioquis e sua sobrinha Aka. O túmulo foi originalmente rodeado de grupos de três colunas dóricas, algumas das quais sobreviveram. Às colunas somam-se estelas, relevos, estátuas de touro, leão e águia. Consta nas inscrições referências à sua mãe Isias, sua irmã Antioquis e à filha desta Aka: "Isto é o hierothesion de Isias, a quem o grande Rei Mitridates (ela sendo sua própria mãe) …concedeu honra em sua hora final. E…Antioquis está neste lugar, a irmã do rei pela mesma mãe, as mais belas das mulheres, cuja vida foi curta mas as suas honras terão longa duração. Ambas, como você vê, presidem aqui, e com eles a filha de uma filha, a filha de Antioquis, Aka. Um memorial de vida um a outro e da honra do rei."
Após sua morte em 20 a.C., Mitridates II foi sucedido por seu filho Mitridates III Antíoco.
Para saber mais sobre estes monumentos visite:

FONTE: Wikipédia. Versão em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário