domingo, 11 de janeiro de 2009

MITRIDATES III ANTÍOCO (20-12 a.C.)

Mitridates III Antíoco (grego: ΜιΘριδάτης Αντίοχος Επιφανής, Mithridates III Antiochos Epiphanes) filho e o sucessor do rei Mitridates II e da rainha Laodice de Comagene. São breves os informes sobre seu reinado.
Em cerca de 30 a.C. Mitridates casou-se com a princesa Iotapa, filha do rei Artavasdes I da Média Atropatene. Por causa de compromissos políticos, aos dez anos Iotapa “casou-se” com Alexandre Hélios de três anos, filho do triúnviro romano Marco Antônio e da Rainha Cleópatra VII do Egito. Quando da invasão do Egito pelas tropas romanas de César Otaviano (o futuro imperador Augusto) Iotapa deixou Alexandria no Egito e voltou ao para a casa de seu pai de onde sairá para ser rainha de Comagene.
Iotapa teve com Mitridates três filhos: Antíoco III e duas filhas chamadas Iotapa. Uma delas se casou com o Rei Sampsiceramo II de Emesa (atual Homs na Síria) e a outra com o próprio irmão. Da união de Iotapa com o rei de Emessa resultaram três netos a Mitridates: uma filha chamada Iotapa (que casou-se com o príncipe judeu Aristóbulo Menor, neto de Herodes, o Grande ) e dois filhos, Gaio Júlio Azizo e Gaio Júlio Sohaemo os quais foram reis de Emessa entre 54-78 d.C.
Quando Mitridates morreu em 12 a.C., Antíoco III e sua irmã-esposa assumiram o Reino. Abaixo, região de Comagene com vista para o monte Nemrut.




FONTE: Wikipédia. Versão em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário