quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

ANTÍOCO IV EPÍFANES (38-72 d.C.)


Antíoco IV Epífanes também conhecido como Gaius Julius Antiochus IV Epiphanes (Γαίος Ιούλιος Αντίοχος Επιφανής) foi o último rei de Comagene.
Antíoco (imagem ao lado) possivelmente era muito jovem quando o seu pai morreu em 17 d.C. deixando o reino sem uma autoridade central. O imperador Tibério anuiu com a facção dos cidadãos de Comagene que queriam que o reino fizesse parte da província romana da Síria. Antíoco e sua irmã Iotapa acabaram por viver e crescer em Roma e parece que lhes foi concedida a cidadania romana. Iotapa acresceu ao seu nome "Júlia" sendo assim também conhecida como Júlia Iotapa.
Fizeram parte da notável corte de Antonia Menor, a qual era sobrinha do primeiro imperador romano Augusto e a filha mais jovem do triúnviro Marco Antonio. Antonia Menor foi uma mulher muito influente e supervisionou sob seu círculo vários príncipes e princesas dos Estados-clientes de Roma.
Em 38, Antíoco recebeu o seu domínio real do neto de Antonia, o imperador Calígula (37-41). Além disso, o Imperador até alargou o território de Comagene cedendo a Antíoco uma parte costeira da Cilícia. Calígula também lhe deu o montante inteiro das receitas de Comagene durante os vinte anos que ela tinha sido uma província romana. As razões de prover um rei-cliente de tais recursos vastos permanecem pouco nítidas; conforme indícios do historiador romano Dio Cássio isso não estava de acordo com a vontade de Tibério; foi possivelmente um golpe da excentricidade bem atestada de Calígula. Antíoco foi íntimo de Calígula juntamente com o rei judeu Agripa I. Deles foi dito que eram instrutores do Imperador na arte da tirania. Esta amizade, contudo, não foi de longa duração, já que ele foi posteriormente deposto por Calígula.

Ele não obteve a sua monarquia novamente até a ascensão do Imperador Cláudio em 41 que o confirmou no seu reino o qual governou até 72 d.C.
Antíoco IV era casado com sua irmã, Júlia Iotapa (ao lado), e teve três filhos:
- Gaio Júlio Arquelao Antíoco Epífanes, pai de Filopapo que foi um cidadão proeminente de Atenas e da poetisa Júlia Balbila;
- Gaio Júlio Mitridates Calínico;
- Iotapa , também chamada de Júlia Iotapa, casou-se em Roma com Gaio Júlio Alexandre, filho do rei da Armênia Júlio Tigranes. Foram reis de Cetis, pequena região na Cilícia.
A rainha Júlia Iotapa de Comagene morreu antes do reino ser anexado pelo imperador Vespasiano em 72. Quando ela morreu, Antíoco IV em sua honra fundou uma cidade chamada Iotape (atual Aytap na Turquia. Nas moedas seu título real é ΒΑΣΙΛΙΣΣΑ ΙΩΤΑΠΗ ΦΙΛΑΔΕΛΦΟΣ’(Basilissa [rainha] Iotape Philadelphos). O Philadelphos ("a que ama o irmão") no título testemunha que ela é a esposa-irmã de Antíoco IV. Isto também mostra a sua reivindicação para o culto em torno de sua dinastia que foi estabelecido pelo seu antepassado Antíoco I Theos. Abaixo anfiteatro romano em Aytep.

Antíoco cumpriu seu papel de rei-cliente de Roma. Em 53 Antíoco suprime uma insurreição de algumas tribos bárbaras em Cilícia, chamadas Clitae. Em 55 ele recebeu ordens do imperador Nero para arregimentar tropas para fazer guerra contra os partos, e no ano 59 ele serviu sob o comando do general Cneu Domício Córbulo contra o rei Tiridates I da Armênia, irmão do Rei Vologases I da Pártia. Em conseqüência dos seus serviços nesta guerra ele obteve em 61 parte da Armênia.
Antíoco apoiou a Vespasiano quando este foi proclamado imperador em 70; dele então é dito como o mais rico dos reis tributários. No mesmo ano ele enviou forças comandadas por seu filho Gaio Júlio Epífanes para auxiliar ao príncipe romano Tito no cerco de Jerusalém.
A queda de Antíoco veio apenas dois anos mais tarde, 72, quando ele foi acusado por Lúcio Cesênio Peto, o governador da Síria, de conspirar com os partos contra os romanos. Em carta a Vespasiano, Peto acusava Antíoco e seus filhos de deslealdade ao Imperador e de planejarem revoltarem-se contra Roma e aliarem-se ao rei da Pártia. Não se sabe se essas acusações são verdadeiras ou falsas. Depois de ler as cartas, Vespasiano sentiu que ele tinha posto confiança demais na família de Antíoco IV e não pode confiar neles para proteger o cruzamento estratégico no rio Eufrates em Samosata.

Vespasiano deu ordens a Antíoco IV para terminar seu governo em Comagene. Peto invadiu Comagene com a Legio VI Ferrata. Os reis-clientes Aristóbulo de Calcis e Sohaemo de Emesa também forneceram tropas a Peto. Todos chegaram à noite antes da batalha. Como seus filhos Epífanes e Calínico (imagem acima) prepararam-se naquela noite para a guerra, Antíoco IV preparou-se para fugir à Cilícia.
Na manhã seguinte, em que a batalha supostamente ocorreira, Epífanes, sua família e Calínico com medo dos romanos fugiram para o rei da Pártia, enquanto Antíoco IV também com receio dos romanos fugiu para Cilícia. Existe uma possibilidade que Epífanes e Calínico terem feito uma breve tentativa para resistir a invasão, antes deles fugirem para Pártia. Abaixo, ponte romana erguida em Comagene sob o rio Chabinas (atual Cendere)

A família de Antíoco IV determinou a queda de seu próprio exército e dos cidadãos de Comagene. Depois de um reinado de trinta e quatro anos desde a sua primeira nomeação por Calígula, ele foi privado da sua monarquia. No tempo de duas gerações, Comagene teve sua independência tomada três vezes.
Parece que Antíoco IV e sua família nunca consideraram entrar em guerra com Roma e queriam limpar-se destas acusações procurando reconciliarem-se com o Imperador. O próprio Antíoco foi primeiro retirado pacificamente à Lacedemônia (Grécia), e logo a Roma, onde ele passou o resto da sua vida com magnificência e com seus filhos retornados da Pártia sendo tratados com o grande respeito.
Há várias moedas de Antíoco III Epífanes existentes, dentre as quais algumas que comprovam que ele realmente governou grandes partes de Capadócia e Cilícia bem como a própria Comagene. Em dessas moedas chamam-no ΒΑΣΙΛΕΥΣ ΜΕΓΑΣ ΑΝΤΙΟΧΟΣ (Grande Rei Antíoco), talvez um testemunho de suas ambições políticas, que não há dúvida de que desempenharam um papel na sua queda.
Com Antíoco IV Epífanes encerra-se a dinastia real de Comagene. Mas, seus descendentes continuaram a desempenhar papéis não pequenos no mundo romano.
Abaixo, moedas com a efígie de Antíoco IV de Comagene.



Abaixo, o reino de Comagene no mundo romano-oriental:

Abaixo vemos Comagene incorporada à província romana da Síria fazendo fronteira a Osroene. Note-se as antigas cidades de Comagene, Zeugma e Samosata, a antiga capital.




FONTE: Wikipédia. Versão em inglês e Early Roman Rule in Commagene de Michael Alexander Speidel. Disponível em:http://www.mavors.org/PDFs/Commagene.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário