quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

ANTÍOCO III EPÍFANES (12 a.C. - 17 d.C.)

Antíoco III Epífanes (Αντίοχος Επιφανής, Antiochos III Epiphanes) sucessor do rei Mitridates III de Comagene e filho deste com a rainha Iotapa da casa real da Média Atropatene. Muito pouco é conhecido dele e de seu reinado. Casado com sua irmã Iotapa teve com ela dois filhos: Antíoco IV e Iotapa.
Quando da morte de Antíoco III em 17 d.C., Comagene viveu uma crise política. As razões do colapso na monarquia comageneana são desconhecidas. Contudo, parece que seus filhos ainda eram muito jovens para sucedê-lo quando de seu falecimento e não havia nenhuma autoridade para prevenir o desassossego civil e unir os cidadãos de Comagene. As causas da desunião parecem vir da origem diversificada da população: armênios, iranianos, gregos e semitas. O culto sincrético perpetrado por Antíoco I Theos e seus descendentes parece ter por alvo promover a união dos vários grupos étnicos do Reino. O fato é que não havia um fundamento estável para a manutenção da realeza em Comagene quando da morte de Antíoco III.
Após sua morte, duas facções surgiram. Uma facção (a maior, segundo o historiador romano Tácito) conduzida por nobres (conforme o historiador judeu Josefo) quis que Comagene fosse colocada sob a soberania do Império Romano e outra fração conduzida pela massa dos demais cidadãos quis conservar a soberania da família real. Da facção dos favoráveis ao governo de Roma foi encontrada uma lista de nomes na cidade de Sofraz, Turquia. As evidências indicam que dentro de Comagene haviam famílias romanizando-se.
As facções políticas de Comagene enviaram embaixadas a Roma buscando o conselho e a ajuda do Imperador Tibério (14-37 d.C.) para decidir o futuro de Comagene: ou Tibério estabelece um novo rei ou Comagene torna-se província romana. Quando estas facções políticas se dirigiram ao Imperador sobre o futuro de Comagene estavam cientes da realidade política da supremacia romana e estiveram preparados para viver com a decisão que Tibério tomasse. Tibério, então, decidiu fazer Comagene parte da província romana da Síria. Muitos cidadãos de Comagene deram boas-vindas à decisão de Tibério, contudo alguns, em particular aqueles que foram apoiadores da família real ficaram frustrados com este resultado.


Parece que Tibério tomou esta decisão para fortalecer a posição romana no Oriente devido à constante ameaça dos partos e à inssurreições locais. Comagene foi submetida ao governo romano e incorporada à província romana da Síria sob um prefeito até que o Imperador Caligula (37-41 d.C.) restaurasse a monarquia com os filhos de Antíoco em 38 d.C. Antíoco III e seu filho são honrados no Monumento de Filopapo (imagem ao lado), seu descendente, em Atenas na Grécia.

FONTE: Wikipédia. Versão em inglês.

Early Roman Rule in Commagene de Michael Alexander Speidel. Disponível em:http://www.mavors.org/PDFs/Commagene.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário