quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

ANTÍOCO I THEOS ( 70-38 a.C.)

Antíoco I Theos (imagem ao lado) foi rei de Comagene e o rei mais famoso deste Reino. Seu nome monárquico completo é Αντίοχος Θεός Δίκαιος Επιφανής Φιλορωμαίος Φιλέλληνη (Antíochos I Theos Dikaios Epiphanes Philorhomaios Philhellen) que significa Antíoco, deus justo, eminente, amigo dos Romanos e amigo dos Gregos.
As ruínas do túmulo-santuário (Hierothesion) de Antíoco I Theos são magníficas de se ver até hoje. O sítio do seu túmulo em cima do Monte Nemrut (Nemrut Dag) foi tombado como patrimônio mundial pela UNESCO em 1987. O sítio contém as mais antigas imagens conhecidas de duas figuras a apertar a mão (em grego dexiosis). Antíoco foi, ao que tudo indica, filho único do Rei Mitridates I Calínico e da Rainha Laodice VII Thea de Comagene. Antíoco era metade armênio e metade grego, um membro distante da dinastia Orôntida da Armênia. Abaixo Antíoco e Hércules apertam as mãos.
Seu pai Mitridates foi filho do rei de Comagene Sames II Theosebes Dikaios com uma rainha desconhecida. Mitrídates descende (alegadamente) dos reis da Pártia e, segundo a pesquisa arqueológica no Monte Nemrut, também alega ser descendente do rei Dario I (549-486 a.C.) da Pérsia. A mãe de Antíoco, Laodice VII Thea, foi princesa grega síria do Império Selêucida. O pai de Laodice foi o rei grego da Síria Antíoco VIII Grifo enquanto sua mãe foi Trifena princesa grega do Egito e rainha da Síria. Assim, Antíoco foi um descendente direto do primeiro rei grego da Síria, Selêuco I Nicátor (358-481 a.C.) e do primeiro faraó grego do Egito, Ptolemeu I Soter (367-283 a.C.) e também dos reis gregos Antígono I Monoftalmo (382-301 a.C.), Lisímaco (360-281 a.C.) e Antipatro (397-319 a.C.). Os cinco homens tinham servido como generais sob Alexandre, o Grande (356-323). Os pais de Antíoco tinham-se casado como parte de uma aliança de paz entre as suas monarquias, enquanto o seu pai tinha abraçado a cultura grega. Pouco é conhecido da sua vida anterior à ascensão ao trono de Comagene. Quando o seu pai morreu em 70 a.C., Antíoco sucedeu-o como rei. Na imagem abaixo, Antíoco e o deus Mitra.
Antíoco casou-se com uma mulher grega chamada Isias. Eles tiveram quatro filhos:
Mitridates II de Comagene - que sucedeu Antíoco I;
Laodice, que se casou com rei Orodes II da Pártia;
Antíoco II de Comagene;
Antioquis de Comagene.
Antíoco I assinalou aldeias, os seus habitantes e seus recursos aos seus centros de culto e identificou a população rural que deveria participar dos vários festivais reais. Fortificou e embelezou Samosata, Arsameia no Nymphaios e Arsameia no Eufrates.
Segundo o historiador judeu Flávio Josefo nos anos 70 a.C. uma seção do exército real de Comagene era conhecida como Macedônios por causa do seu equipamento e treinamento. É de se ressaltar a reivindicação feita por Antíoco de uma dupla herança persa e macedônica.
Enquanto a República Romana anexava territórios na Anatólia com hábil diplomacia militar, Antíoco foi capaz de manter Comagene independente dos romanos. Antíoco é primeiramente mencionado nas fontes antigas em 69 a.C., quando da campanha do grande general Lúcio Licínio Lúculo contra o rei armênio Tigranes.
O rei Antíoco fez a paz com o general romano Pompeu em 64 a.C., quando este com êxito invadiu a Síria. Antíoco e Pompeu então ficaram aliados. A Antíoco em 59 a.C. foi concedida a toga praetexta (usada por dignitários) e dado o reconhecimento oficial do Senado Romano como um aliado de Roma. A Antíoco foi dado também um cetro de marfim, um manto triunfal bordado e ele foi cumprimentado como rei, aliado e amigo. Esta honraria foi uma tradição que reconhece e recompensa os aliados de Roma. Abaixo, estela de Arsameia no Nymphaios representando o deus Mitras-Hélios. Do seu reinado em diante, os reis de Comagene comprovaram ser os mais leais aliados dos romanos. Quando Marco Túlio Cícero foi o governador romano de Cilícia em 51 a.C., Antíoco proveu Cícero com informações dos movimentos dos partos.
Durante a guerra civil entre Júlio César e Pompeu, Antíoco forneceu tropas para Pompeu.
Quando da morte de Pompeu, comprometeu-se com Júlio César de que o reino de Comagene seria um guardião da província romana da Síria. Isto fez que Antíoco fosse aceito como aliado de César e de Roma.
Em 38 a.C. um legado do triúnviro Marco Antônio, Públio Ventídio Basso, após vencer aos partos quis declarar guerra contra Antíoco e seu reino. Marco Antônio e Públio Ventídio Basso foram atraídos pelos tesouros e prosperidade de Comagene. Como Antônio e Basso, estavam a ponto de declarar um cerco a Comagene e a sua capital Samosata, Antíoco fez paz com eles.
De acordo com as inscrições de Nemrut Dag, parece que Antíoco foi uma piedosa pessoa, de grande generosidade. Em outra cidade do reino, Arsameia, se descobriu as ruínas do palácio real. É conhecida como Eski ou Castelo Velho. Em Arsameia há numerosas inscrições em grego que explicam seu programa de obras públicas e como embelezou a cidade.
Quando Antíoco era rei, criou um autêntico culto real a si mesmo e se preparou para que o adorassem após sua morte. Para isto ergueu o impressionante santuário de Nemrut Dag (abaixo).

Abaixo trecho da inscrição (imagem abaixo) de Antíoco I sobre o objetivo da construção do mausoléu-santuário:
"Eu, grande rei Antíoco, tenho ordenado a construção desses templos, o caminho cerimonial, e os tronos dos deuses, em uma fundação que nunca será demolida... Fiz isto para provar a minha fé aos deuses. No fim da minha vida introduzirei meu resto eternal aqui; e o meu espírito se juntará aquele de Zeus-Ahura Mazda no céu."

FONTES: Wikipédia. Versões em espanhol e inglês e http://www.anatolia.luwo.be/


A GLÓRIA DE COMAGENE: O MAUSOLÉU-SANTUÁRIO DO MONTE NEMRUT
1. Localização


2. A Região

3. A Reconstituição do Santuário




4. Os Deuses
Para saber mais:
http://cronicasdaanatolia.blogspot.com/2007/02/o-monte-nemrut-e-comagena-o-monte.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nemrut_DaÄŸ
http://www.anatolia.luwo.be/index.htm?Nemrot.htm&1
http://www.nemrud.nl/

Nenhum comentário:

Postar um comentário